O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.
O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Rio de Janeiro e que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de origem africana, como o candomblé , a umbanda - o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além do fato de ter a sincopa como principal característica da construção técnica-musical, derivada da percussão marcadora do ritmo
Quem nunca se emocionou com a música? Pois é a música realmente muda as pessoas no jeito de agir e falar. Ela é essencial na nossas vidas. A música tem o dom de curar as pessoas e até mesmo libertar da escuridão. Entre elas estão: Músicas gospel, Mbps, pagode, pop rock, entre outras... Todos usam a música como uma inspiração para si, seje para conquistar alguem, para melhorar o ego ou até mesmo para pôr as emoções para fora. Por isso a música é fundamental em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário